Brasil: Ayuda humanitaria realizadas por nuestros hermanos

Compartiendo este correo electrónico de un colaborador: (podéis traducirlo con el traductor a la derecha)

16.01.11 às 19:00

Prezados Irmãos:

Ontem, Sábado, seguimos em comboio de 17 veículos, médios e pequenos,  para a cidade de Nova Friburgo.

Saímos por volta das 5:30 da manhã. Havia 47 irmãos envolvidos. Consideramos as cartas de orientações recebidas do Escritório e informamos quais seriam as metas para o dia.

Tivemos diversas dificuldades e algumas surpresas na viagem. Não vou me ater as dificuldades, por que são inerentes ao esforço, mas quanto as surpresas, posso dizer que se originaram de duas equipes de reportagem. Estas viram o comboio e quiseram saber os objetivos que pretendíamos alcançar. Uma equipe foi a da RedeTV e outra do Jornal a Folha de São Paulo. Ambas as reportagens, fiquei sabendo,  já foram veiculadas. No primeiro caso no sábado e no segundo caso no caderno deste domingo.

Devido a esses contratempos chegamos no limite do município de Nova Friburgo às 9 horas da manhã. Portanto, gastamos na estrada 3 e 30 minutos, numa viagem que normalmente se faria em duas horas. Porém, quando entramos no perímetro urbano gastamos outras 3 horas para chegarmos até o ponto de encontro designado.

Também pudera. A cidade está um caos. Para onde quer que se olha há destruição. As ruas estão tomadas por montanhas literais de terra, areia e entulho. Barreiras de terra caíram por todos os lados. Casas, muros e construções diversas, ruíram. Andar pelas ruas é perigoso. Veículos e aeronaves militares de todos os batalhões e forças estão presentes em todos o momentos. Caos urbanos, simplesmente.

Finalmente atingimos o Salão do Reino que era o ponto designado. Contudo, havia um destacamento policial guardando o local porque havia a séria ameaça de saque. Por essa razão fomos orientados a levar as 10 toneladas de suprimentos para outro Salão do Reino, do outro lado da cidade. Antes de sair porém, tivemos uma bela visão: dobrou a esquina um enorme caminhão da Associação Torre de Vigia com mais suprimentos enviados pelos irmãos. Foi muito bom saber que os suprimentos por fim começaram a chegar. Assim, revigorados, lá fomos nós.

No meio do caminho, com um trânsito extremamente difícil, começou uma chuva impressionante. Isso mesmo: impressionante. Em poucos minutos as ruas desapareceram e começou a surgir um rio. Todos os carros do nosso comboio procuraram lugares altos para evitar a perda dos suprimentos e dos carros. Infelizmente dois veículos não puderam se proteger e as águas invadiram os carros. Um dos carros chegou a flutuar na água barrenta. Pedestres apareceram e insistiram que os irmãos deveriam abandonar os veículos porque a enxurrada estava violenta e ameaçava  empurrar os veículos para o rio. Mas Jeová deu clareza aos irmãos e várias pessoas começaram a ajudar, pois souberam que era ajuda humanitária que estava sendo transportada. Assim mão se juntou a mão e os veículos foram empurrados até um ponto mais alto do terreno. Infelizmente, um dos veículos não pode prosseguir com a viagem pois foi seriamente danificado. Contudo, os suprimentos foram resgatados. Os carros do comboio ficaram presos nos seus respectivos refúgios por cerca de 2 horas, quando as águas finalmente começaram a baixar. Felizmente todos os suprimentos chegaram ao destino.

Saímos de Nova Friburgo no início da noite de Sábado. Infelizmente os irmãos lá estão sofrendo sérias provações. Contudo, irmãos amorosos estão zelando por eles. Estão bem cuidados, na medida do possível. Quanto a nós, chegamos em segurança.

Estamos desejosos de continuar a ajudar nossos irmãos. Sabemos que toda a nossa fraternidade sente o mesmo desejo. Alguns, por telefone e email perguntam o que podem fazer para ajudar. Já recebi ligações de Maringá, Rio Grande, Cuiabá, Manaus, Brasília, só para mencionar alguns, e o sentimento desses irmãos é o mesmo: ajudar.

Para as congregações do Rio de Janeiro a recomendação que tivemos é a seguinte: é necessário que insistamos com as contribuições de gêneros alimentícios e higiene pessoal, além de água mineral. Tivemos uma reunião da Comissão de Ajuda Humanitária e ficou estabelecido que as congregações podem contribuir com açúcar, café, leite em pó , leite em embalagem longa vida, óleo, feijão, arroz, sardinha em lata, atum em lata, salsicha em lata, feijoada em lata, macarrão, ervilha em lata, embutidos de carne, suco em garrafa, creme dental, escovas de dentes, fio dental, papel higiênico, absorventes, fraldas geriátricas, fraldas infantis. Muito importante: não será necessária a doação de roupas. Parece que neste momento o suprimento de roupas é o suficiente em virtude das doações já recebidas.

Por sua vez, os irmãos que moram longe do Rio de Janeiro, também podem contribuir. O melhor caminho neste caso é contribuir financeiramente para a Associação Torre de Vigia. Após isso, escreva uma breve carta para Betel e explique que o donativo se destina para ajuda humanitária nas cidades serranas do Rio de Janeiro. Junte o comprovante de depósito. Ao receber sua carta e comprovante de depósito, o Escritório fará a identificação do crédito e o destinará para o fim específico.

Por fim, jamais se esqueça de orar a Jeová em favor dos que estão padecendo. Assim como aqui no Rio de Janeiro, nossa Fraternidade Mundial está sofrendo diversas provações. Todos merecem nossa preocupação e orações. Jeová está atento às súplicas dos justos.

De minha parte orarei para que Jeová os abençoe e os guarde.

Seu irmão,

Márcio

7 pensamientos en “Brasil: Ayuda humanitaria realizadas por nuestros hermanos”

  1. Gracias por las noticias!!!!Rogamos a Jehova nuestro Amoroso Padre Celestial por nuestros hermanos alla en Brasil,seguramente ven Su Maravillosa mano dia a dia, Argentina

  2. muito obrigado meu querido irmão por dar noticias a respeitos de nossos queridos irmão que estão passando por essa situação tão calamitosa. Ver o cuidado de Jeová para com a sua organização terrestre nos comove a sempre estar pronto para ajudar, não importa aonde for. Não posso estar ai mas oro a Jeová todos os dias por vocês. Perseverem Jesus disse “Há mais felicidade em dar, do que há em receber”.
    Que Jeová fique com vocês nesse tempo tão dificil.

    De seu colaborador na fé
    Rafael Hortolan – Mauá/São Paulo

  3. Irmão! tudo bom vc?

    Eu preocupada forte RJ, eu queria voluntaria ajudar rj mas longe.. eu mora aki em salvador. Eu sou Surda e T.J congregação Lingua de Sinais Pituba. todos irmãos oramos ajudar tbém congregação orações ajuda rj. Jeová lhe abençoe Prov. 3:5 / revelação 21:4 ler amém!

    Miria Rizzo.

  4. Hola, mis queridos hermanos y hermanas:Sigan adelante, ya que pronto todo esta sera cosa del pasado.
    La culpa es de los inicuos que “estan arruinando la tierra”, pronto ellos seran aniquilados, y tendremos una nueva tierra donde ya nada la haga temblar.

    Los tengo siempre en mis oraciones. Que Jehova nuestro padre celestial, les de fuerza, animo y aguante.

    Su hermana en la fe de Cristo, que los quiere mucho.
    Rocio
    Congregacion Lima 28, Independencia Este.

  5. estou certa que jeová está vendo todos os esforsos dos irmãos em ajudar os nossos amados irmãos em meio a essa catástrofe e sei que ele dará poder além do normal para se recuperarem dessas perdas.

  6. Olá, irmão venho por meio desta mensagem deixar-lhes um abraço e dizer que Jeová continue abençoando vocês para que continuem com essa boa disposição para ajudar esses irmãos da região serrana que estão precisando bastante, sou da congregação Salém que fica em Itaboraí – RJ; estou muito preocupada com esses irmãos, pois, pelos que os irmãos contam aqui a necessidade deles é imensa ainda mais emocional, fico muito triste e oro a Jeová todos os dias para dar força a eles e a vocês que se dispuseram a ajuda-los, por isso, resolvi deixar este comentário. Para informa-lhes que realmente muitos estão ajudando, cada um segundo o que pode, mas quero dar-lhes os parabéns e desejar que Jeová abençoe e der força a esses irmãos que se colocaram a disposição para levar esses alimentos e roupas, talvez correndo alguns riscos como estes relatados. Mas uma vez que Jeová os abençoe….

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *