Projeto social integra surdos à sociedade

Projeto social integra surdos à sociedade

Projeto social desenvolvido pela Associação Torre de Vigia, entidade filantrópica mantida por donativos voluntários das Testemunhas de Jeová, quer ampliar atendimento aos surdos de Marília e região.
O trabalho teve início em Marília em 2002 e conta atualmente com cerca de 20 voluntários. Semanalmente, cerca de 20 surdos freqüentam reuniões. A estimativa é que há em torno de 500 surdos em Marília e região.

Os voluntários visitam os bairros e acolhem os interessados em cursos ministrados três vezes por semana: domingo às 9h30, segunda-feira às 20h e quarta-feira às 19h45, no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, na rua Rui Barbosa, 390, bairro Palmital (zona norte).

As reuniões envolvem palestras com o apoio de um dicionário em Libras (Língua Brasileira de Sinais), conjunto de fitas VHS enfocando assuntos como integração familiar e cuidado com má companhia. Uma nova série em DVDs aborda diversos temas para jovens, como a verdadeira amizade.

Segundo uma das voluntárias, Dâmaris Nunes, a meta é alfabetizar os surdos e desenvolver um trabalho social para integrá-los à sociedade e aprimorar as suas relações familiares.

“As atividades abrangem o acompanhamento de surdos em atividades do dia-a-dia como ida a bancos, médicos e escolas. O objetivo é tornar a vida de um surdo igual a de um ouvinte sem criar vínculos de dependência”, explicou.

Outra voluntária, Priscila Araújo, comenta que um dos maiores desafios do trabalho é atender uma demanda de surdos que tanto desejam ser alfabetizados e muitos dos familiares não sabem lidar com situações, como alterações de humor decorrentes da incompreensão do idioma e a própria cultura surda.

Segundo as voluntárias, o projeto já foi concluído com êxito em cidades como Bauru, Garça, Assis e no próximo mês será iniciado no Macapá (AP). Mais informações pelo telefone 9775-5735 (Eduardo) ou 9162-8332 (Kleber).

fuente-link

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *