Queremos restaurar o verdadeiro cristianismo

Testemunhas de Jeová
“Queremos restaurar o verdadeiro cristianismo”

São inúmeras as religiões, movimentos e seitas existentes em todo o mundo.
Em Portugal onde a população é esmagadoramente católica existe espaço para outros movimentos. Católicos, Testemunhas de Jeová, Budistas, Indus, Islamismo, Judeus, Existencialistas, Mórmons e Nova Era são algumas das existentes no nosso país.
O Cávado Jornal foi tentar conhecer as doutrinas de outras religiões.As Testemunhas de Jeová são o primeiro movimento religioso a que fazemos referência.

O movimento religioso conhecido por Testemunhas de Jeová assume-se como uma religião cristã. Adoram exclusivamente a Jeová e consideram-se seguidores de Jesus Cristo. Os seus adeptos estão espalhados pela maioria dos países da Terra e ascendem a mais de seis milhões e meio de praticantes, apesar de reunirem um número muito superior de simpatizantes. Crêem que a sua religião é a restauração do verdadeiro cristianismo e afirmam basear todas as suas práticas e doutrinas no conteúdo da Bíblia.
As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas pela sua regularidade e grande persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas. Possuem o maior parque gráfico do mundo visando a impressão e distribuição de centenas de milhões de exemplares da Bíblia e de publicações baseadas nela. Como parte da sua adoração a Deus, assistem semanalmente a reuniões congregacionais e a grandes eventos anuais, onde o estudo da Bíblia constitui a principal temática.
Os Salões do Reino são os locais de reuniões da congregação local das Testemunhas de Jeová. Regra geral, cada congregação possui o seu próprio Salão do Reino. Existem actualmente mais de 100.000 congregações formadas em todo o mundo. Todos os edifícios são alugados ou são propriedade legal da organização das Testemunhas de Jeová do país, registados em associações religiosas regionais sem fins lucrativos.
Em Portugal estima-se que sejam ao todo 100 mil entre praticantes e simpatizantes.

“ O celibato não tem base bíblica”

Abílio Amorim tem 56 anos de idade e nem sempre foi testemunha de Jeová.
Até aos 20 anos de idade estudou no seminário do Porto para realizar o sonho de se tornar sacerdote. No entanto, algumas dúvidas atormentavam-mo.
“ Quando comecei a ler a bíblia verifiquei certos ensinos que não me convenciam.
Por exemplo, aos 18 anos era natural para mim achar uma menina bonita. E quis saber se havia base bíblica para os sacerdotes não casarem. Pessoalmente, achava que deveria existir uma base muito sólida para rejeitar algo que era atraente para mim”.
Abílio começava a questionar o celibato dos padres católicos e a encontrar discrepâncias entre os mandamentos da Igreja e os mandamentos de Deus.
Foi nessa altura que optou. Abandonou o sonho de se tornar padre.
Depois de alguns anos de estudo das várias religiões recebeu a visita das Testemunhas de Jeová. As suas imensas perguntas tiveram resposta.
“ Achei que eram respostas coerentes”.

“ Encontrei um objectivo de vida”

José Ernesto de 39 anos de idade foi católico praticante aos 20.
“ O que me motivou foi a procura de um objectivo para a vida e desconhecer a razão da minha existência. As religiões tradicionais concretamente a católica não me davam essa resposta. Foram as Testemunhas de Jeová que me ajudaram a entender qual é o grande objectivo da vida e da nossa existência”
As Testemunhas de Jeová só aceitam os Mandamentos de Deus e não os mandamentos de religiões.
“ Não nos achamos com autoridade de estabelecer as nossas normas. Nas outras religiões existe um bocadinho da Bíblia e muitos dogmas que foram acumulados ao longo dos séculos”.

————-

Posição polémica em relação ao uso de sangue na medicina
”Existem outros recursos”

A posição religiosa das Testemunhas de Jeová em relação ao uso de sangue na medicina e na alimentação é uma das mais controversas e criticadas ao longo dos anos. Baseando-se na sua singular interpretação da Bíblia, entendem que o uso de transfusões de sangue total ou dos seus componentes primários é proibido pela lei divina. A utilização de sangue ou dos seus componentes em medicamentos ou procedimentos médicos é usualmente conhecida por hemoterapia.
“Nós apreciamos muito a classe médica mas para nós o sangue é algo sagrado. O sangue representa a vida e a Bíblia pede-nos para não o usarmos. Para atribuirmos ao sangue o uso exclusivo e sagrado”.
O que as Testemunhas de Jeová pedem aos médicos é que “ a investigação se faça em métodos alternativos ao sangue”.
Dizem que existem outros recursos.

————-

“As Testemunhas de Jeová e os Santos “

As Testemunhas de Jeová adoram a Jesus Cristo e a Deus Jeová. No entanto, na lista das suas “devoções” não entram os santos venerados pelos católicos.
“ É uma questão de conceito da santidade. A Bíblia apresenta a santidade como o caminho da obediência. Alguns já percorreram mais este caminho”.
Afirmam que todos somos convidados a ser santos mas isso não implica fazer milagres.
“ Acreditamos que Jesus Cristo fez milagres que acabaram com a morte dos apóstolos.
Quando Jesus Cristo fazia milagres curava todos que iam ter com ele. Não curavam um e mandava 99 embora.
Nos milagres actuais parece que só um é curado e os restantes estão à espera”
Em relação à Virgem Maria a posição das Testemunhas de Jeová é encarada de forma polémica no mundo católico.
“ Olhamos para Maria como mãe de Jesus Cristo. Foi uma mulher que teve mais filhos não filhos de Deus.
Depois de Jesus, Maria teve uma vida normal com José e teve outros filhos e filhas. A Bíblia fala disso”.
As Testemunhas de Jeová tem Maria como uma mulher Cristã. Que mudou de religião abandonando o Judaísmo e passando a ser uma seguidora de Jesus Cristo, seu filho.
“ Maria era uma mulher muito humilde e por isso é que era tão apreciada por Deus.
No entanto, era filha de um homem e de uma mulher pecadores.
Pais pecadores não podem dar filhos perfeitos”

http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distrito=&concelho=&op=noticia&n=4f3d0af8bc65d12a604d8d62e0d7f044

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *