TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – Associação promove inclusão de surdos

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – Associação promove inclusão de surdos

O último Congresso das Testemunhas de Jeová, realizado na última semana em Arapongas – PR, teve a participação de 231 pessoas com deficiência auditiva, sendo 14 de Marília e região. De acordo com a Associação Torre de Vigia, que desenvolve trabalhos de assistência social, o número é recorde e significa que as atividades voltadas a este público estão dando resultado.
A Associação Torre de Vigia é uma entidade vinculada ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. A regional de Marília é formada por 13 voluntários que desenvolvem diferentes atividades, entre elas a de inclusão social de pessoas com surdez.
“As pessoas com deficiência, entre elas a surdez, ficam à margem da sociedade. Nosso objetivo é ajuda-las, não só no aspecto religioso, mas de forma abrangente”, disseram as voluntárias Antonia Rita Saurin e Camila helena de Souza. Segundo elas, a maioria dos deficientes auditivos recepcionados pela associação não foi alfabetizada. “A lei garante o direito, mas na prática essas pessoas não têm o suporte necessário”, acrescentaram.
Além de aprenderem a ler e a escrever e conhecerem a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), os participantes têm ensinamento bíblico. Os cursos também são extensivos à família, que, de acordo com as voluntárias, precisam aprender a lidar com as limitações do deficiente auditivo e a respeita-lo.
A participação de pessoas com surdez no congresso da igreja, segundo a associação, é uma conquista importante que mostra que o objetivo da inclusão social está sendo atingido. Larissa Nakassone é deficiente auditiva. Depois de ingressar nos cursos e aprender a se comunicar com menos dificuldade, vencendo seus obstáculos, ela passou a integrar a associação como voluntária, multiplicando o que aprendeu.
Cerca de 200 deficientes auditivos já foram atingidos de Marília e região. A estimativa do grupo é que existam aproximadamente 500. “Convidamos as pessoas com essa deficiência a nos procurar. A participação nos cursos é gratuita”, disseram as voluntárias. O Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, onde funciona a associação, fica na rua Rui Barbosa, nº 390, no bairro Palmital. Os telefones de contato são 3417-1942 (Antonia) e 3425-2724 (Camila).

fuente-link

Un pensamiento en “TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – Associação promove inclusão de surdos”

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *