Testemunhas de Jeová fazem inclusão dos surdos

Testemunhas de Jeová fazem inclusão dos surdos

A congregação cristã Testemunhas de Jeová inclui os surdos em suas atividades religiosas, por meio de um trabalho social. Intérpretes traduzem as palestras bíblicas para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Eles utilizam recursos de vídeo para a compreensão dos discursos bíblicos. Robinsom e Regiane Aguilera, são coordenadores do grupo de Libras há 2 anos. O grupo foi criado há seis anos com o objetivo de ensinar a bíblia aos surdos.

As testemunhas de Jeová promovem a inclusão social por ensinar Libras aos surdos e a seus familiares e também por meio da interpretação em atividades que não oferecem tradutores.

“Vejo a alegria deles em aprender a lidar melhor com a família, com o próximo. Sinto-me gratificado em poder transmitir valores bíblicos que quando aplicados poderão ter a aprovação de Deus, além da felicidade pessoal”, diz Robinsom Aguilera.

Simone Barbosa Furtado também participa como voluntária do grupo de Libras ao pregar e interpretar os discursos bíblicos.

“Assim como os ouvintes sentem a necessidade de uma orientação moral e espiritual, eles também precisam desse tipo de orientação. No grupo de Libras, damos a oportunidade de aprender sobre princípios bíblicos, o que gera resultados positivos na vida familiar e social”, diz Simone.

Em todo o Brasil há em média 700 grupos de surdos reunidos nas congregações das testemunhas de Jeová.

Pregação semanal

As testemunhas de Jeová pregam de casa em casa semanalmente para os surdos, com o objetivo de divulgar o reino de Jeová Deus. Também, realizam estudos bíblicos gratuitos com os interessados em aprender sobre a bíblia. Durante essas visitas, os religiosos fazem exposição de vídeos voltados para o aprendizado bíblico.

Publicações elaboradas para os surdos

Na filial das testemunhas de Jeová, Betel, em São Paulo, são elaboradas e editados os vídeos voltados para os surdos por uma equipe de tradução da Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. A distribuição dos vídeos é a nível nacional sem custos financeiros. A obra de educação religiosa com é mantida pelos próprios membros da congregação, por meio de donativos.

Reuniões

Os surdos e seus familiares podem aprender Libras no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, por meio de um curso gratuito e sem distinção religiosa. As palestras bíblicas ocorrem nas segundas e quintas às 19h30 e aos sábados às 16h, na Avenida Campos Sales, 1622, entre Jaci Paraná e Raimundo Cantuário.

http://www.correaneto.com.br/noticias/12/3_12_07inclusao.htm

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *